O cantor e produtor procura organizar bem sua vida dentro e fora da música, com o objetivo de viver do seu trabalho artístico
| por Amanda Oliveira
Alexsandro Filho, aos 20 anos de idade, trabalha de segunda a sexta como estoquista em uma loja de distribuição de insulfilm em Fortaleza. Para além desse emprego, no entanto, dedica-se à sua verdadeira vocação: cantar e produzir músicas no estilo do rap, trap e funk. Nesses dias, ele não muda somente seu foco, mas também sua identidade: Daan Limma, nome artístico que faz referência ao seu avô e pelo qual é conhecido no ramo.
A homenagem não é à toa, já que o interesse musical está presente no histórico da família. Todavia, a proximidade com o ramo ocorreu em 2017, por meio de uma amiga DJ, que o apresentou ao cenário musical. A partir disso, no ano de 2020 o artista começou a compor, produzir e divulgar suas músicas. Posteriormente, também abriu em selo de gravadora, a Turquia Records. Tudo isso dentro de casa, graças à internet e a um cronograma que é, em suas palavras, “simples e organizado.”. Ele vai ao ao estúdio apenas em finais de semana e sai apenas para eventuais projetos, como clipes e participações em músicas de outros artistas, muitos deles seus “clientes” da Turquia Records.
A ideia de ter uma gravadora surgiu a princípio como brincadeira e também só foi possível com o auxílio da internet, já que esta também é dentro de sua residência. “ Eu e uns amigos havíamos nos juntado, e a gente comentava a respeito de abrir uma gravadora mais na frente(no tempo). Só que como hoje tudo se tornou muito mais prático(com a internet), eu acabei tendo a ideia e pensei: vou abrir um selo e um contrato, como uma empresa mesmo", afirma Daan.
Seu negócio não saiu ileso com a chegada da pandemia da covid-19. Ao contrário disso, as pessoas não tinham dinheiro para investir nas produções e, desse modo, poucos clientes apareciam. Consequentemente, houve uma grande baixa nos lucros. Mas a gravadora seguiu, ainda que com um preço abaixo do mercado. Apesar de não ter participado das lives que marcaram o lockdown, o artista alega que alguns conhecidos fizeram ,e que estas foram muito importantes para o consumidor nesse período, que ficou grande parte do tempo em casa, e também para os próprios artistas, no momento impossibilitados de fazerem shows.
Geralmente ele trabalha com artistas de gêneros musicais semelhantes ao seu, e são eles que vão ao seu encontro. Segundo Daan, a demanda por produção é muito baixa na cidade, devido à falta de conhecimento e de recursos, e àqueles que produzem em muitos casos o fazem apenas para si. Dessa forma, muitos o procuram em busca de um trabalho de qualidade.
O seu modo de divulgação pode se diversificar. No lançamento do seu álbum, ano passado, ele decidiu colar cartazes ao longo das ruas de Fortaleza..” A gente procura sempre ser o mais criativo possível, para gerar impacto e trazer a atenção das pessoas para o produto”, afirma. Ainda assim, ele declara que as principais formas de divulgar seu trabalho são as redes sociais, quer seja por meio da ajuda de amigos e familiares no WhatsApp, quer pelo Instagram, com reels, direct e por tráfego pago, recurso em que o Instagram divulga seu produto em troca de uma taxa.
Tanto investimento no âmbito virtual parte da observação acerca da importância dessas plataformas no cenário atual. "Antigamente as gravadoras faziam os CDs, e depois eram fabricadas as cópias para serem distribuídas em lojas. Hoje em dia, você distribui o CD e qualquer pessoa com telefone consegue ouvir, em qualquer lugar”, aponta o artista. Daan também acredita que serviços como Spotify e Deezer conectam os músicos com seu público, e por isso também são cruciais atualmente.
Infelizmente, o músico ainda tem de lidar com o preconceito daqueles que não vêem com bons olhos os gêneros com os quais trabalha, marginalizados desde a origem. Ele enfatiza ainda que a maior dificuldade de aceitação vem de sua família. Afinal, há uma expectativa padronizada acerca do caminho que alguém deve trilhar na vida: concluir o Ensino Médio, fazer uma faculdade, formar-se. Os familiares não esperavam que ele realmente seguisse os passos da música, e muito menos do trap, rap e funk.
Daan tem como grande objetivo profissional se sustentar somente com seu trabalho enquanto músico. Quando esse dia chegar, ele espera que possa ajudar aqueles que não têm condições de alavancarem a carreira, além de usufruir dos frutos do seu esforço. Dessa forma, o artista poderá finalmente ser realizado, fazendo o que realmente sonha.
MUSICALIZOU - PARA APRECIAR: Confira os trabalhos musicais de Daan Limma
Confira o single "Alvo" feat. Turquia Records (2021)
Confira o single "Planos" (2021)
Confira o single "Gasolina" feat. yyakuza, do EP 'START' (2021)
Comments